sexta-feira, 25 de maio de 2012


Maldito o homem que confia no homem...

Se entrarmos a fundo na cena do verso abaixo, vamos perceber o horror que se tornou a alma humana caída.
Um homem enfermo há 38 anos, ou seja, deveria já estar em idade avançada, necessitava urgentemente de uma cura.
Por estar assim há tanto tempo, deveria ser uma pessoa conhecida dos demais que habitavam naquele lugar. A sua chance era ser curado naquele tanque o qual uma vez por dia tinha as suas águas agitadas, sendo que o primeiro que entrasse no tanque era curado.
João 5:7 O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Vejam a crueldade e o desespero daquele povo, pois no momento em que este homem descia ao tanque, um outro, provavelmente em melhores condições físicas, mesmo vendo este descendo, não se importava com isso, e passava a sua frente, entrando no tanque por primeiro.

 É nojento ver o que a competição humana gera na sociedade. Não há amor, não há misericórdia, cada um só pensa em si mesmo, nas suas necessidades.

 Hoje quando andamos na rua vemos muitos necessitados, quando conversamos com amigos e parentes vemos muitos carentes, mas onde esta a misericórdia? Poucos são os que se importam.
A falta de respeito com aquele senhor de idade era algo escandaloso. Será que mesmo depois de ver a sua situação de enfermidade há 38 anos, não foi possível que um dia sequer deixassem ele entrar no tanque e ser curado? É a miséria humana explicita.
As palavras daquele homem revelam o que ele aprendeu naquela situação, repare que ele diz:

 “não tenho homem algum”. Amem! Esta é uma grande revelação, pois homem algum pode fazer coisa alguma por nós.

Devemos aprender com este homem.

Jeremias 17:5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!
Deus estava ensinando para aquele homem a mesma coisa que disse para Jeremias neste versículo, que não devemos colocar a nossa esperança nos homens, mas sim em Deus. Homens não são confiáveis.
 Hoje em dia vemos muitas pessoas decepcionadas, em depressão porque alguém o traiu, o enganou. Este é um retrato claro de pessoas que confiam em homens.
Homens não são para depositarmos confiança, mas são para serem amados. Deus nos ensina a amar o próximo e não a confiar neles. O amor não escolhe a pessoa, mas simplesmente ama. O amor não cobra nada em troca, ele apenas ama.
Quem resiste a esta verdade, ira passar a mesma situação que aquele homem enfermo, ou seja, Deus precisara permitir que ele receba muitas decepções na sua vida, para que finalmente se entregue para Deus. Deus nunca falha, ele não mente, ele cumpre as suas promessas. Ele é a rocha segura, aquele que nos fortalece.
Jeremias 17:7-8 Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário