terça-feira, 7 de agosto de 2012

Pergunta: "A salvação é somente pela fé ou pela fé mais as obras?"



Hoje em dia ouvimos falar somente de fé, que a salvação é pela fé e não pelas obras, de fato, a salvação é pela fé em Jesus Cristo, pelo que Ele fez na cruz e não pelas nossas obras, porém, o Senhor nos deixou mandamentos, ou seja, coisas que devem ser seguidas por nós, que somo seguidores de Jesus, a bíblia diz:

Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. João 5:28,29

Deus é um Deus vinculado ao amor, ou seja, o amor é benigno, gira em torno do bem, conforme Paulo escreve em 1º Coríntios 13:4, e, Deus é amor (1° João 4:8).
Quando a bíblia fala para vencermos o mal com o bem, ela fala justamente, que, as nossas obras devem ser baseadas na justiça de Deus, dentro da Palavra de Deus, pois, não podemos simplesmente fazer as coisas e pensar que a fé é o suficiente para nos salvar-mos, pois, como Tiago diz: Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, a fé sem as obras é morta (Tiago 2:26).

Então, quando a bíblia diz que a salvação é pela fé e não pelas obras, ela está se referindo a justificação em Jesus Cristo, o qual nos livrou da Lei da Antiga Aliança, porém, não quer dizer que estamos isentos de atos, afinal, todo ser humano sabe o que é certo e o que é errado, o que lhe causa dor e lhe causa prazer, por isso, amigos, vamos ter sempre boas obras perante Deus, pois, está escrito:
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. Apocalipse 2:6
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Apocalipse 3:15


Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. Apocalipse 2:19
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Apocalipse 2:5
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras. Apocalipse 2:23
Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Apocalipse 3:2

Então, as nossas obras perante Deus conta sim, vale sim, receberemos o galardão de acordo com o que fazemos aqui, se maltratamos as pessoas, receberemos este galardão, lembre-se do que Jesus falou:Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5:16

Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Mateus 6:1

Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; Mateus 23:3
Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. Mateus 10:41

Nenhum comentário:

Postar um comentário